eletronica antenas vhf
Antena J comum para VHF.
Antena OSJ para UHF. Por PY4ZBZ em 06-09-2005, atualizado em 03-02-2007 Principio de funcionamento da antena J Primeiro, vejamos o principio da antena J. Ela consiste de um elemento dipolo de meia onda, que em vez de ser alimentado pelo centro, (como é mais comum) é alimentado por uma das extremidades (no caso, a inferior). Como a impedância na extremidade do dipolo de meia onda é muito alta (da ordem de 2000 ohms) é necessário um transformador de impedâncias, para convertê-la em 50 ohms. Na antena J isso é feito por uma linha bifilar de um quarto de onda. A linha de um quarto de onda transforma a impedância na sua entrada Ze em outra na sua saída Zs pela seguinte formula:
Ze x Zs = Zo2 onde Zo é a impedância característica da linha, que para uma linha bifilar no ar vale: Zo = 276 Log ( 2D / d ) onde D é a distancia entre eixos dos condutores da linha e d é o diâmetro destes condutores. Veja o esquema da antena J, sem o ponto de alimentação:
A alimentação da antena pode ser feita de duas formas, mostradas na figura seguinte:
1 - Fechando a saída da linha em curto e alimentando-a no ponto onde apresenta 50 ohms. Esta é a configuração mais comum, e da qual surgiu o nome J, pois apresenta a forma da letra J. No curto circuito, a impedância é zero, e na outra extremidade da linha, a impedância é a da ponta do dipolo, da ordem de 2000 ohms. Entre estes dois extremos, a linha apresenta valores intermediários. É escolhido o ponto onde ela apresenta 50 ohms. Veja um exemplo pratico aqui. E veja aqui a distribuição de correntes numa antena J. 2 - Alimentando-a diretamente na parte inferior da linha bifilar de 1/4 de onda. Neste caso, a parte inferior da linha não está em curto, mas aberta, para inserir o ponto de alimentação. Donde o nome de "Open Stub J", ou J com toco de linha aberto. ("Stub" ou toco de linha se refere a uma linha mais curta que uma onda.) A