Eletronic
SINAIS
Eletrônica Analógica
Eletrônica Analógica
Condutores
São materiais onde as cargas elétricas possuem grande facilidade para movimentarse. Nos sólidos que possuem elétrons livres, como os metais, é possível que a carga elétrica seja transportada através deles, por isso dizemos que são condutores de eletricidade. Nesses materiais, o movimento de cargas elétricas é composto por cargas negativas. Os condutores possuem baixa resistência elétrica. Exemplos de condutores: Ouro, prata, cobre e alumínio. Isolantes
Também chamados de dielétricos, são materiais onde as cargas elétricas tem dificuldade em mover-se livremente, ou seja, não conduzem eletricidade.
Um fator importante a ser considerado, é que os isolantes são classificados pela sua rigidez dielétrica, isto é, a capacidade que o material tem em manter-se isolante em determinadas tensões. Os isolantes possuem alta resistência elétrica.
Exemplos de isolantes: Borracha, vidro e óleos. Instrumentos de medidas elétricas
Galvanômetro: Instrumento base para o funcionamento dos multímetros analógicos, utilizando o principio de que o campo magnético é proporcional à corrente elétrica.
Nele há bobina montada em um eixo móvel, instalada entre os polos de um imã. Quando injetada uma corrente elétrica na mesma, o campo magnético que se forma, interage com o campo magnético do imã, fazendo assim a bobina mover-se.
Instrumentos de medidas elétricas
Instrumentos de medidas elétricas
Amperímetro: é um instrumento utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica em um circuito.
Para que a corrente seja medida com precisão, o amperímetro precisa possuir uma resistência muito baixa, em relação ao circuito que está sendo medido.
O amperímetro deve ser conectado em série com a seção do circuito a ser medido.
Instrumentos de medidas elétricas
Instrumentos de medidas elétricas
Voltímetro: é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um