eletromecanica
Combustão é o processo de obtenção de energia. Assim como ouvimos falar de combustão de carros; nós, plantas e animais também a realizamos.
Para que o processo ocorra, é necessário um combustível, o material a ser queimado, um comburente, geralmente o oxigênio e uma "faísca", para iniciar a queima.
Nos animais e plantas:
O nosso alimento é o combustível, consideramos a glicose como a principal que tem fórmula C6H12O6.
C6H12O6 + 6O2 -> 6CO2 + 6H2O
Nos carros:
Usamos como combustível a gasolina, o álcool ou o diesel. A gasolina tem como principal composto do C8H18:
C8H18 + 18.5 O2 -> 8CO2 + 9H2O
E o álcool tem fórmula C2H6O:
C2H6O + 3.5 O2 -> 2CO2 + 3H2O
Como explicar a fuligem e o monóxido de carbono (CO) ?
Quando ocorre falta de oxigênio no motor do carro, ocorre aquilo que chamamos de combustão incompleta; tomando o exemplo da gasolina, observe:
Com pouco O2:
C8H18 + 8.5 O2 - > 8CO + 9H2O
Com falta de O2:
C8H18 + 4.5 O2 - > 8C + 9H2O
O C (carbono) resulta na fuligem, ou seja, a fumaça preta que ocorre em motores desregulados. O CO é letal, por sua grande compatibilidade com a hemoglobina, inutilizando-a, impedindo o transporte de oxigênio para as células.
Simplificando:
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), usualmente o oxigênio, para liberar calor. Em uma combustão completa, um combustível reage com um comburente, e como resultado se obtém compostos resultantes da união de ambos, além de energia, sendo que alguns desses compostos são os principais agentes causadores do efeito estufa.