eletromecanica
A nitretação gasosa é um processo termoquímico de endurecimento de camada usado para aumentar a resistência contra desgaste, a dureza da superfície e a vida útil sob fadiga por meio da dissolução de nitrogênio e de precipitações de nitreto duro.
Nitretação (gás)
Neste tratamento termo-químico, o endurecimento superficial é promovido pelo nitrogênio, o qual, se difunde a partir da superfície das peças para seu interior, formando nitretos de elevada dureza e resistência ao desgaste com os elementos químicos contidos nos aços.
É um processo realizado abaixo da temperatura crítica de austenitização, por isso as peças submetidas à nitretação estão menos susceptíveis ao empenamento.
Diferente da cementação, o tratamento de nitretação não requer têmpera posterior para o endurecimento da camada, já que o endurecimento obtido não envolve a formação de martensita, mas sim a formação de nitretos, geralmente de alumínio e/ou cromo.
A nitretação produz geralmente uma camada superficial inicial muito fina, resistente ao engripamento e à corrosão, que se revela “branca” no ensaio metalográfico.
Abaixo dela, temos a camada “escura” de difusão, constituída de nitreto de ferro, nitretos dos elementos de liga e compostos de Fe-C-N.
Nitretação a gás ou Nitretação gasosa
Neste processo é utilizada amônia que é injetada no forno aquecido geralmente a 510°C. Nesta temperatura a amônia se dissocia de acordo com a seguinte equação:
2NH3 2N + 3H2 como pode ser visto esta reação libera nitrogênio atômico que difunde para o aço,os tempos de tratamento variam entre 12 e 120 horas. http://www.ebah.com.br/content/ABAAABbMoAJ/nitretaao Nitretação Gasosa em alta Temperatura de
Aços Inoxidáveis
A nitretação gasosa em alta temperatura consiste no enriquecimento superficial em nitrogênio de aços inoxidáveis convencionais (austeníticos, martensíticos, fe rrítico-austeníticos e martensítico-ferríticos), por meio de tratamento termoquímico em temperaturas