Eletromecanica
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA CIENCIA DO MEIO AMBINETE
PROFESSOR: TITO CARVALHO TSUJI
Denys Eduardo dos Santos Araújo
George Lucas Almeida
Janilson Ribeiro Silva
Paulo Vieira da Silva
Vinicius Furtado Pontes
A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
São Luis
2011
Introdução
Este trabalho tem o intuito de explicar, de forma simples e prática, o que é a camada de ozônio, o que está acontecendo com ela e como está acontecendo. Quer-se, também, apontar os erros que a humanidade cometeu, para que ocasionasse a destruição da camada de ozônio. Claro que esse problema já está sendo resolvidas, várias indústrias parou de produzir gases prejudiciais à camada de ozônio e, assim, ela vai se regenerando aos poucos.
Apesar de ser um assunto muito conhecido, espera-se passar, com esse trabalho, informações além do que se sabe e expandir o conhecimento de todos que tiverem acesso a este.
A Camada de Ozônio
A camada de ozônio é uma capa protetora composta pelo gás que a denomina, o ozônio (O3). Ela é responsável por filtrar cerca de 95% dos raios UVB, emitidos pelo Sol. É uma camada de extrema importância, porque se ela não existisse, os casos de câncer na pele seriam muito elevados, as plantas teriam baixa capacidade de realizar a fotossíntese, assim, a vida na Terra estaria comprometida.
Mas, algo esteve acontecendo com a camada que nos protege de tantos riscos. Ela estava sendo destruída. Há evidencias científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estiveram destruindo a camada de ozônio. O primeiro buraco detectado na camada de ozônio foi encontrado em 1977, sobre a Antártida, por cientistas britânicos. De lá pra cá foram se acumulando vários registros de buracos na camada de ozônio.
Existem várias substâncias capazes de destruir o ozônio quando reagem com ele, entre eles o CO2 emitido pelos carros. Mas nada se compara ao grupo de gases chamado de clorofluorcarbonos, mais