eletromagnetismo
Oersted
Com a invenção da pilha que possibilitou correntes elétricas duradouras o físico dinamarquês Hans Cristian Oersted descobriu a relação entre eletricidade e magnetismo em 1820.
As experiências de Oersted mostraram que um condutor percorrido por uma corrente elétrica gera um campo magnético ao seu redor, cuja configuração tem características especiais. As agulhas da bússola mostram a configuração circular do campo magnético gerado por um condutor retilíneo vertical percorrido por corrente elétrica.
As agulhas da bússola mostram que as linhas do campo magnético gerado por um condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica serão circunferências concêntricas, contidas em planos perpendiculares ao condutor e comcentro no condutor.
Em 1820 o professor Oersted demonstrava em aula o aquecimento de um fio devido a passagem da corrente elétrica. E esse fio, estando por acaso junto a uma bússola, paralelamente a sua agulha, teria feito a agulha da bússola girar. No entanto a casualidade dessa descoberta foi contestada. Oersted aprofundou-se nas pesquisas sobre esse fenômeno verificando ainda que o sentido da rotação da agulha dependia do sentido da corrente elétrica que atravessa o fio.
MICHAEL FARADAY
Em algumas experiências, Faraday percebeu que ao introduzir um ímã em uma bobina esta acusava a presença de umacorrente elétrica na mesma. Este fenômeno foi caracterizado qualitativamente e quantitativamente e deu origem à Lei da Indução de Faraday que é expressa matematicamente como:
(A intensidade da força eletromotriz induzida (ε) é igual a variação do fluxo magnético no interior da espira)
Enrolando fio metalico à volta de