Eletromagnetismo
Se aproximarmos um ímã de um receptor de televisão, a imagem próxima ao ímã ficará distorcida. Isto porque o ímã cria em sua volta uma região chamada ‘’campo magnético( cercam matérias em correntes elétricas, e são detectados pela força que exercem sobre outro matérias magnéticos e cargas elétricas em movimento)’’. Um exemplo de eletromagnetismo na natureza é a:
Aurora Boreal que é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
Magnetismo
Ao descobrirem na província de Magnésia, localizada na Ásia Menor, abundantes jazidas de uma pedra que atraía o ferro, os gregos estavam tendo, pela primeira vez, conhecimento de um fenômeno chamado magnetismo. Um fato muito curioso relacionado com esse minério, a magnetita, é que suas pedras sempre aprontam para o pólo norte da Terra. Magnetismo Terrestre: A Terra é cortada por diversas linhas magnéticas, como um gigantesco imã, estas linhas possuem características que possibilitou a construção do primeiro grande recurso de navegação, que em virtude da sua simplicidade, logo se universalizou, a bússola magnética. Essas linhas magnéticas não se transpõem nem se interrompem e isto nos dá cobertura em, praticamente, qualquer lugar do planeta. O magnetismo terrestre em qualquer lugar é medido, pela determinação da direção e intensidade do campo magnético. Os dois valores variam com o tempo e o local onde é observado, entretanto, a variação que nos interessa é apenas a de direção.
A superfície terrestre tem um campo magnético que pode ser dividido em dois elementos: o vertical e o horizontal, sendo que uma agulha magnética é atraída tanto para os pólos magnéticos da terra como para o interior do globo. A força de atração é idêntica à