Eletromagnetismo
Introdução
O eletromagnetismo é a área da Física responsável por analisar e estudar as propriedades magnéticas e elétricas da matéria. Sobretudo, em particular, as relações entre tais propriedades.
Características dos imãs
Ímãs Naturais: são materiais com características magnéticas próprias, obtidos diretamente da natureza. Estes materiais, que foram utilizados inicialmente na confecção de bússolas, apresentam uma orientação bem definida dos dipolos magnéticos elementares (d.m.e.).
Ímãs Artificiais Permanentes: são materiais que apresentam comportamentos distintos quando da presença ou não de um campo magnético externo, ou seja, na ausência de um campo magnético externo estes materiais apresentam, de uma forma geral, uma disposição aleatória para os seus d.m.e. Sendo submetidos a um campo externo, tendem a alinhar os d.m.e. no sentido deste campo, ficando então imantados.
Ímãs Artificiais Transitórios: estes materiais também apresentam comportamentos distintos quando da presença ou ausência de um campo magnético externo, a saber: na ausência de um campo magnético externo estes materiais apresentam, como os anteriores, uma disposição aleatória para os seus d.m.e. Sendo submetidos a um campo externo, promovem um
*As extremidades do imã – regiões onde as forças magnéticas agem mais intensamente – são denominadas pólos. A existência desses pólos é uma das importantes características dos imãs.
Processo de imantação:
A imantação vem da propriedade dos ímãs de atrair materiais ferromagnéticos. Misturas complexas de sólidos que contenham ferro requerem métodos especiais de separação. Um bom exemplo é a mistura de limalha de ferro e pó de enxofre, Aproximando o ímã da mistura, a limalha de ferro prende-se a ele, separando-se do enxofre.
Campo magnético
Campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das chamadas ações magnéticas. Estas ações verificam-se à distância e apenas algumas substâncias