Eletromagnetismo
2013
Introdução
A palavra magnetismo deriva do nome de um pastor da Grécia Antiga. Chamado Magnes, que teria descoberto que um determinado tipo de pedra atraía a ponta metálica de seu cajado, Em homenagem a Magnes, a pedra foi chamada de magnetita, de onde derivam as palavras magnético e magnetismo. Outros acreditam que o nome do mineral foi atribuído ao fato de ele ser abundante na região asiática da Magnésia.
A magnetita é um imã natural – um minério com propriedades magnéticas. Sejam naturais ou artificiais, os imãs são materiais capazes de se atraíres ou repelirem entre si, bem como de atrair ferro e outro metais magnéticos, como o níquel e o cobalto.
Polaridade
Os imãs possuem dois pólos magnéticos. Chamados de pólo norte e pólo sul, em torno dos quais existe um campo magnético. De acordo com a regra da atração entre os opostos, o pólo norte e sul de dois imãs se atraem mutuamente. Por outro lado, se aproximarmos os pólos iguais de dois imãs o efeito será de repulsão.
O campo magnético é um conjunto de linhas de força orientadas que partem do pólo norte para o pólo sul dos imãs, promovendo sua capacidade de atração e repulsão.
Perfis magnéticos
As linhas de força do campo magnético podem ser visualizados é pulverizando limalha de ferro em torno de um irmã, efeito pelo qual as partículas metálicas atraídas desenham o perfil do campo magnético.
Como os planetas também possuem pólos magnéticos norte e sul, a Terra se comporta como um imenso imã , razão pela qual, numa bússola, o pólo sul da agulha imantada aponta sempre para o pólo norte da Terra.
Faraday descobriu que uma corrente elétrica era gerada ao posicionar um imã no interior de uma bobina de fio condutor. Deduziu que se movesse a bobina em relação ao imã obteria uma corrente elétrica contínua, efeito que após comprovado recebeu o nome de indução eletromagnética.
A indução eletromagnética é o princípio básico de funcionamento dos geradores e motores