Eletromagnetismo
Bacharelado em Matemática Industrial
Eletromagnetismo Aplicado a Indústria
Docente: Juliana Borges
Discentes: Patrícia Jéssica
Resolução Questionário Eletromagnetismo – Carga Elétrica
1. Ao aproximarmos a barra de vidro de qualquer uma das esferas, quando as duas estiverem em contato, basta induzir na esfera mais próxima uma mesma carga igual e oposta à da barra e na esfera mais longe, uma carga igual e de mesmo sinal que a da barra. Se separarmos então as duas esferas, cada uma delas irá ficar com cargas de mesma magnitude, porém com sinais opostos. Este processo não depende do raio das esferas.
2. Repetimos a indução eletrostática no exercício um. Porém, mantendo sempre a barra próxima de uma das esferas, removemos a outra, neutralizando assim a carga sobre ela. Se o bastão for afastado da esfera e a esfera for colocada novamente em contato com a esfera cuja carga foi neutralizada, a carga irá se redistribuir homogeneamente sobre ambas as esferas. Deste modo garantimos que o sinal das cargas em ambas as esferas e o mesmo. Para que a magnitude das cargas seja também idêntica é necessário que as esferas tenham o mesmo raio. O motivo para isso é que a densidade superficial comum às duas esferas quando em contato irá sofrer alterações diferentes em cada esfera, após elas serem separadas, caso os raios sejam diferentes.
3. Barra está carregada e deduzimos que a cortiça está carregada com carga oposta. Assim que elas se tocam as cargas são distribuídas igualmente entre a cortiça e a barra, assim elas não se atraem mais, logo esses dois corpos irão se repelir, pois agora possuem cargas de mesmo sinal.
4. Não, isto porque e possível separar-se os quatro tipos de carga em dois pares de duas cargas que são indistinguíveis uma da outra através de experimento.
5.
(a) O condutor ficará carregado negativamente.
(b) O condutor ficará neutralizado.
6. Em uma das etapas da