Eletromagnetismo
O projeto “Cuidando da Água para Preservar a Vida” teve início em abril de 2004, com palestras nas sete escolas do interior do município envolvendo alunos de 5ª a 8ª séries. Durante as palestras foram encaminhados trabalhos práticos sobre proteção de fontes e matas ciliares. Em virtude do resultado positivo e da demanda das comunidades, este projeto tem continuidade no ano de 2005 visando atingir um número maior de famílias rurais com envolvimento das escolas, comunidades e entidades. O Projeto é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura Municipal (Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente e Agricultura) e Emater-Pr.
Objetivo Geral Conscientizar as famílias rurais, com orientações teóricas e práticas, sobre a importância da implantação do saneamento básico nas propriedades para a promoção da saúde e elevação da auto-estima.
Objetivos Específicos - Informar a população sobre a disponibilidade de água potável no planeta e uso racional da água; - Orientar sobre a importância de proteção das nascentes e tipos de proteções recomendáveis; - Identificar e reduzir focos de contaminação das águas e solos; - Desenvolver práticas de implantação e recuperação da mata ciliar; - Destinar adequadamente as águas servidas, dejetos e lixo doméstico; - Incentivar o embelezamento da propriedade, mantendo as condições higiênicas sanitárias adequadas, valorizando o ambiente e contribuindo na elevação da auto-estima.
Metodologia O trabalho será realizado em forma de palestras nas escolas, comunidades e reuniões práticas nas propriedades rurais. Todo o trabalho será desenvolvido usando a metodologia grupal.
Metas para 2005 O projeto pretende atingir 12 comunidades e 07 escolas do interior do município.
Concurso para as escolas do interior Será lançado um concurso nas escolas do interior do município envolvendo