Eletrolise
É possível obter eletricidade a partir de um limão. Basta organizar um sistema correto com alguns limões e uma calculadora para observar que realmente isto é possível. A manutenção de uma corrente elétrica em um circuito depende do fornecimento contínuo de energia. Isto é feito, em geral, por geradores que são dispositivos transformadores de energia mecânica ou química em energia elétrica. As pilhas ou baterias são geradores químicos de corrente contínua que se caracterizam por possuírem pólos fixos positivos e negativos.
A eletricidade produzida por um limão é pouco, mas quando ligados em mais de um limão em série é possível fazer uma calculadora funcionar perfeitamente. A calculadora exige baixa tensão e pouca corrente elétrica para funcionar.
2. Objetivo:
Ilustrar a produção de corrente elétrica por meio de reações químicas espontâneas. Neste experimento um limão fará o papel de meio iônico (ácido) fazendo contato entre os eletrodos.
Estudar os fenômenos de eletrólise através da eletrodeposição de cobre e zinco em uma pilha galvânica e conhecer algumas reações eletroquímicas espontâneas.
Identificar e comparar tensão, corrente e energia através de diferentes soluções e placas metálicas.
Verificar se as pilhas montadas conseguem ligar uma calculadora simples.
3. Materiais:
03 limões grandes
01 calculadora simples
08 jacarés
03 pregos (zinco)
03 pedaços (0,2 cm cada) de fio de cobre (AWG 6)
1,5 cm de fio cabinho (AWG 22)
01 alicate
01 voltímetro
Palha de aço
Ferro de solda
Pedaço de estanho
4. Métodos:
Deve-se cortar o fio de cobre no tamanho indicado e desencapá-lo.
Para montar o sistema solda-se, com auxílio de ferro de solda e do pedaço do estanho, o fio cabinho aos jacarés e a calculadora, conforme o desenho anexo. Limpam-se os pregos de ferro e os fios de cobre, já prontos, com a palha de aço. É inserido, no limão uma unidade de zinco e outra de cobre, observando que o zinco e o cobre não devem entrar em contato.
O