Eletroencefalograma
O EGG é um exame específico para analisar a atividade elétrica cerebral de pacientes de todas as idades. O exame é feito apartir de diversos eletrodos posicionados sobre a cabeça do paciente para iniciar a medição elétrica espontânea cerebral.
Diagnóstico de Doenças
A função principal do EEG é o diagnóstico de doenças que envolvam a atividade elétrica do cerebro, ou seja, doenças que atrapalham a forma de como os neurônios transmitem a informação entre eles.
As ondas elétricas cerebrais, como todas as ondas, são medidas de duas maneiras. A primeira é a frequência ou a velocidade dos impulsos elétricos. A frequência é medida em ciclos por segundo (Hz), variando de 0,5 Hz a 38 Hz. A segunda medida é a amplitude, ou o quão forte é a onda cerebral. Ondas cerebrais são classificadas por frequência em cinco tipos: BETA, ALFA, TETA, DELTA e GAMA. O Eletroencefalograma (EEG) registra graficamente as correntes elétricas dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo.
São as principais ondas:
Beta - São rápidas, variando de 13 a 38 ciclos por segundo. Beta é o estado de pensamento normal, sua consciência externa ativa e o processo de pensamento. Sem Beta não seríamos capazes de exercer nossas funções no mundo exterior.
ALFA - Nos permitem o estado de consciência individual relaxado, visualizações de imagens sensoriais e devaneio. Variando entre cerca de 8 ciclos por segundo e 12 ciclos por segundo, Alfa vem a ser a porta de comunicação entre o consciente (beta) e o inconsciente (teta).
TETA - Representam nosso inconsciente. Variando de cerca de 4 ciclos por segundo até 8 ciclos por segundo, Theta está presente nos sonhos e proporciona a experiência de meditação profunda.
DELTA - Retratam nossa mente inconsciente, o estado de sono profundo, variando de cerca de 0,5 ciclo por segundo a 4 ciclos por segundo. Mas, em combinação com outras ondas no estado de vigília, Delta atua