eletrodeposição
O primeiro processo químico a ser aplicado na limpeza de uma superfície metálica é o desengraxamento , funcionando como etapa preliminar e obrigatória para a decapagem; atuando de forma especifica, visa eliminar as sujeiras oleosas que aderem tanto sobre os óxidos como sobre o metal.
IMPUREZAS E PROCESSOS- As peças metálicas quando chegam à seção de acabamento, quase sempre estão contaminadas com óleos e graxas originados de diversas fontes:
a) Do contato com as mãos;
b) De óleos empregados para proteção durante o armazenamento e transporte;
c) De óleos usados nas operações de corte (lubrificação e refrigeração);
d) De estampagem;
e) De trefilagem;
f) De pastas de polimentos, etc.
As espessura da película é variável e freqüentemente invisível, mas arrasta sempre poeiras, sujeiras, cavacos e óxidos de metais e restos de abrasivos.
Como as camadas de graxas se depositam na parte superior de todas as outras impurezas, a primeira operação de limpeza química é o desengraxamento. Os óleos e graxas que aderem aos metais podem ser divididos em três classem:
Oleos e graxas minerais, insolúveis em água e álcalis, em saponificáveis em álcalis, mas solúveis em solventes orgânicos; Podem emulsionar e dispersar-se em álcalis.
Oleos e graxas animais e vegetais, saponificáveis e emulsionaveis em álcalis, solúveis em solventes orgânicos e emulsionaveis.
Derivados dos óleos animais e vegetais como sabões ( parcialmente solúveis em água), gorduras, ácidos graxos livres, resinas, sebo, etc., saponificáveis em parte, mas totalmente emulsionaveis em álcalis e solúveis em solventes orgânicos.
Complexos organo- metálicos. O óleo de palma é o lubrificante mais usado na laminação do ferro, sob a influencia da pressão do calor (produzido na própria laminação), ele se decompõe com a libertação de ácidos graxos, que atacam a superfície di metal; por exemplo, o ácido palmítico forma resíduos pegajosos e insolúveis de palmitato de ferro.
Resíduos de óleos solúveis