ELETROCARDIOGRAMA
ELETROCARDIOGRAMA - Representação gráfica dos potenciais elétricos que acontecem no coração.
As ondas do eletro, por convenção são P,Q,R,S,T.
Nem sempre todas essas ondas estão presentes num eletrocardiograma.
Onda P: Despolarização do átrio, contração atrial.
Complexo QRS: Despolarização do ventrículo - Contração ventricular.
Onda T: Polarização do ventrículo.
Quando fazemos um eletrocardiograma vem um papel milimetrado, esse papel milimetrado ele tem duas variáveis. Ele é militrado com um milímetro por um milímetro, na dimensão, que seria o eixo x, a gente ta vendo o tempo, cada quadradinho do milímetro equivale a 0,04 segundos. E cada quadradinho pra cima equivale a 0,1 mV.
Quais são os intervalos que a gente analisa no eletrocardiograma? O Intervalo PR e o QT.
Qual a importância desses intervalos? O intervalo PR reflete a função do no átrio ventricular. Se eu tenho um problema do meu no átrio ventricular esse intervalo PR será mais comprido. Tendo os bloqueios átrio ventriculares que são uma das principais causas de colocar marca-passo no paciente.
Intervalo QT: Há uma síndrome genética chamada Quetelon. Que é quando o intervalo de inicio do QRS fica muito longo, isso predispõe a pessoa a ter arritmia cardíaca e morte súbita.Acontece muito com pessoas jovens. Quanto maios for minha repolarizacao, maior predisposição de arritmia.
Quando eu vou fazer meu eletrocardiograma eu to vendo o potencial dentro ou fora da célula? Fora!
Então estamos vendo o potencial fora da sua célula. Despolarização: reversão do potencial negativo no interior da membrana. Entra Na e sai K. Repolarizacao: Reestabelecimento do potencial negativo no interior da membrana.
Eletrocardiograma: Um aparelho, onde vou ligar um fio numa ponta e outro fio na outra. Vou medir a diferença de potencial nessas duas extremidade.
Teoria do dipolo: Primeiro, a célula esta em repouso ou não? Esta em repouso, potencial negativo dentro e positivo fora.
Essa é a teoria do