eletrocardiograma
O objetivo de se realizar o eletrocardiograma é para executar a avalição do ritmo cardíaco (arritmias), estimar o tamanho das câmaras, para avaliar a ação de medicações potencialmente tóxicas, realizando-se uma avaliação pré e uma durante o tratamento para avaliar qualquer alteração no ritmo que possa ter sido causada pela medicação. Também são realizados exames pré-anestésicos, para verificar se o animal esta com alguma alteração que possa juntamente com a aplicação do anestésico causar alguma patologia ao animal.
Para realizar o eletrocardiograma são posicionados cinco eletrodos, dois chamado de flamengo (um preto e um vermelho), outros dois são chamados de Brasil (um verde e outro amarelo) e o quinto que funciona como um eletrodo terra, que no momento não tem grande importância. Eles são fixados na pele do paciente com algodão entre a pele e o “jacaré” (parte do eletrodo que prende), esse algodão é posteriormente umedecido com álcool para facilitar a condução do estímulo elétrico.
295656044894500O eletrodo amarelo é fixado perto do olecrano esquerdo, o vermelho perto do olecrano direito, o verde perto da patela esquerda e o preto da patela direita. O eletrodo terra é fixado no tórax na região do esterno.
Através do triangulo de einthoven é possível “visualizar” o coração de diversos pontos de vista. O diagrama é usado para calcular o eixo elétrico no qual o vetor resultante é colocado nos eixos das abcissas e ordenado. O vetor resultante é calculado basicamente para detectar anormalidades no coração principalmente aumento de tamanho ventricular. O sistema de derivação é frontal e como o coração posiciona-se de forma obliqua a visualização é frontal, principalmente no ventrículo.
Com base na informação do eixo dos vetores é possível detectar se existe, por exemplo, um aumento ventricular esquerdo ou direito, pois ocorrerá desvio do eixo elétrico. O normal em um cão vai de +40 até a +100, ou seja, fora desse intervalo caracteriza