Eletro
Desenvolvimento da semente: Histodiferenciação ou Embriogênese (Formação dos tecidos - originar embrião e endosperma), Maturação (Alocação de proteínas, lipídios e carboidratos para os tecidos de reserva, sejam os cotilédones ou endosperma, e acúmulo de matéria seca nos tecidos da semente) e Dessecação (Acentuado aumento na taxa de desidratação e ruptura de suas conexões tróficas com a planta. O metabolismo cai acentuadamente, podendo entretanto persistir no embrião)
2. O que é ponto de maturidade fisiológica.
O ponto no qual há Maior acúmulo de matéria seca nos tecidos da semente, devido a absorção de água e o acumulo de nutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos) nos tecidos de reserva, sejam os cotilédones ou endosperma.
3. Explique a curva trifásica de embebição das sementes e associe com o metabolismo na germinação.
I Fase: O teor de água nas sementes aumenta rapidamente, causando alterações na permeabilidade das membranas. II Fase: considerada como fase estacionária, caracterizada pela estabilização do conteúdo de água e ativação dos processos metabólicos necessários para o início do crescimento do embrião. III Fase: marco o início do crescimento do eixo embrionário e a retomada da absorção de água.
4. Descreva o processo de germinação.
A germinação é o processo de checagem das condições ambientais que ativa o metabolismo e permite o avanço do processo de desenvolvimento da plântula e sua tentativa de estabelecimento no ambiente. O processo de germinação se inicia com a embebição (processo de absorção de água), sendo seguido pela ativação do metabolismo (por fatores enzimáticos ou influência do clima), onde enzimas começam a metabolizar as reservas energéticas (proteínas, carboidratos e lipídeos), e se inicia a síntese proteica e a divisão e o alongamento celular. Pode ser do tipo hipógea (os cotilédones permanecem abaixo do solo durante a germinação) ou epígea