Eletrização por Indução
Objetos
Colégio Brigadeiro Newton Braga.
Nomes: Carolina Ribeiro, Larissa Laxe e Matheus Vinicius.
Turma: 3003.
Professor: Lacerda.
Introdução:
Objetivo:
Demonstrar na forma de experimento a eletrização de objetos. Sendo no caso da experiência citada e explicada neste trabalho a Eletrização por indução.
Conceito:
Eletrização, são processos que ocorrem na natureza constantemente e muitas vezes passam despercebidos por nós. O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre corpos. O processo de eletrização que será demonstrado neste trabalho é chamado de “Eletrização por indução” que ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado é colocado próximo ao corpo neutro, e isso permite que as cargas do eletrizado atraiam ou venham a repelir as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão (cargas de mesmo “sinal” (+ ou -) se repelem e de “sinais” diferentes se atraem) entre as cargas elétricas. A distribuição de cargas no corpo neutro mantêm-se apenas na presença do corpo já eletrizado. Para eletrizar o neutro deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do eletrizado.
Experimento:
Material:
Cartolina;
1 pedaço de papel de seda;
2 canudos;
Base de espuma;
Cola;
Durex;
Tesoura;
Papel toalha;
Procedimentos:
Corte a cartolina na forma de um quadrado (7x7) cm. Em seguida, corte e cole uma tira de papel de seda bem fina na parte superior do quadrado. Prenda com durex essa cartolina em um canudo e depois fixe-o em uma base isolante (no caso, espuma).
Depois, atrite o outro canudo com papel toalha e o aproxime do lado onde foi colocada a tira de papel de seda, mas sem encostar no papel.
Resultados:
Dizemos que o canudo é o indutor e o papel de seda vai ser eletrizado por indução. Nestas condições o papel de seda é atraído pelo canudo