Eletricista instalador predial
Identificação de Curso
O presente documento constitui o projeto pedagógico do Curso de Formação Inicial em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, na modalidade presencial.
Ementa
Notação científica e notação técnica. Unidades e símbolos aplicados à eletricidade. Conceitos de carga elétrica. 1ª Lei de Ohm: resistência elétrica. Resistência equivalente: associação série, paralela e mista. Conceitos de tensão e corrente elétrica. 2ª Lei de Ohm: relação entre tensão, corrente e resistência elétrica. Análise de circuitos elétricos. Potência elétrica. Corrente contínua e corrente alternada: sinal senoidal, frequência, tensão de pico e tensão de fase. Capacitores e Indutores. Análise de circuitos em corrente alternada. Potência ativa, reativa e aparente.
Planejamento de serviços elétricos. Estudo de instalação de distribuição de alta e baixa tensão. Montagem e reparos em instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços. Instalação e reparos de equipamentos de iluminação de cenários ou palcos.
OBJETIVOS O curso de Formação Inicial e Continuada em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, na modalidade presencial, tem como objetivo geral proporcionar a atuação dos egressos como Eletricista predial. Os objetivos específicos do curso compreendem: Formar profissionais para atuar na execução de instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos; Utilizar corretamente as normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.
REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO O curso Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, na modalidade presencial, é destinado a estudantes e/ou trabalhadores que tenham cursado o ensino fundamental, mesmo que incompleto.
O acesso ao curso deve ser realizado por meio de processo de seleção, conveniado ou aberto ao público, para o primeiro módulo do curso.