eletricidade
Curso: Engenharias.
Disciplina: Eletricidade aplicada.
Professor: Tales Costa de Freitas.
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Rafael Almeida Costa - 201301915301
Thales Damascena Roxo - 201402149417
Vila Velha
Novembro / 2014
Rafael Almeida Costa
Thales Damascena Roxo
EXPERIÊNCIA 02 – CIRCUITOS EM CORRENTE CONTINUA
Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Eletricidade Aplicada cursos de Engenharias da Faculdade Estácio de Sá ministrado pelo Professor Tales Costa de Freitas.
Vila Velha
Novembro / 2014
SUMÁRIO
OBJETIVO 4
INTRODUÇÃO 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
MATERIAIS UTILIZADOS 10
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 11
QUESTIONÁRIO E RESULTADOS 12
CONCLUSÕES 16
1. OBJETIVO
O relatório objetiva a familiarização com uso de instrumentos de medidas elétricas. Utilizar o multímetro como amperímetro para as medidas de correntes no circuito e em cada resistor.
2. INTRODUÇÃO
Neste experimento faremos um circuito paralelo no protoboard utilizando os resistores e o multímetro ligados a uma fonte tensão para fornecer 5V de CC. Em seguida mediremos a corrente equivalente e em cada resistor. Utilizaremos 3 resistores iguais, depois repetiremos o experimentos utilizando 3 resistores diferentes.
3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 – O MULTÍMETRO
O multímetro é um instrumento com múltiplas funções utilizado frequentemente nas bancadas de trabalho em eletrônica. Permite medir tensões e correntes alternadas e contínuas, resistências, capacitâncias, indutâncias, frequências, testar diodos e transistores e alguns modelos de multímetro, permitem até medidas de grandezas não elétricas como, por exemplo, a temperatura.
3.1.1 – O multímetro como voltímetro
O multímetro pode ser utilizado como