eletricidade
Você deve estar se perguntando o que eu realmente quero dizer com isso, certo? Bom nos próximos parágrafos vou colocar “pra fora” a minha visão crítica sobre esta profissão e desta vez tenho certeza que se você conseguir terminar esta leitura vai se achar o máximo ou vai querer “me xingar”.
Certa vez escutei de um amigo (também professor do SENAI) uma frase que levo para todos que são meus alunos,:
“O Grande problema da Eletricidade é que ela funciona mesmo quando uma instalação é concebida de maneira errada”
E o que ele quer dizer com isso?
Muitas vezes recebo e-mails de profissionais e outros que dizem ser profissionais com perguntas do tipo:” É mesmo necessário a instalação de um DR em uma instalação elétrica?” Bom, acredito que não preciso responder aqui o óbvio, se a segurança não é sua prioridade você não é – com certeza não – um verdadeiro profissional.
É isso que aquela frase que mencionei acima fala, mesmo realizando uma instalação elétrica de maneira errada, teremos como resultado final 127/220 volts na tomada e uma porção de lâmpadas ascendendo. falei alguma mentira? Mas afinal, o que vale mais?
QUEM É O CULPADO POR TERMOS UMA “FILOSOFIA” DE O BARATO É MELHOR?
As vezes me pergunto, quem realmente é o culpado por tantas instalações mal feitas e tantos acidentes com eletricidade que ocorrem diariamente e em muitos casos é fatal, sabemos que 127V pode sim matar e posso até ser radical aqui e dizer que você já esteve perto da morte, quer que eu te prove? Então me responde duas perguntas:
Você já levou um choque?
Nesta ocasião a tensão era de 127V?
Não preciso dizer nada certo? Se você como profissional da área técnica não se preocupa com a conscientização de seus clientes ou futuros cliente em relação ao que realmente é uma instalação correta pode se considerar também um culpados por termos esta