eletricidade
O presente trabalho tem como objetivo, transmitir os conhecimentos necessários para a execução de manutenção com rede de distribuição energizada em 34,5kV, pelo método ao contato utilizando hidroelevador
Desde o inicio do século as concessionárias do setor elétrico tem se preocupado com as constantes interrupções do fornecimento de energia elétrica, o que vem causando prejuízo pela diminuição do faturamento, desgastando a imagem das concessionárias e causando prejuízos financeiros aos consumidores mais importantes e vulneráveis às interrupções.
Pensando nisso, iniciou-se, ainda no inicio do século a técnica de manutenção sem interrupção do fornecimento de energia elétrica, genericamente denominada de ‘’Linha Viva’’, sendo aplicada na transmissão e na distribuição objetivando o fornecimento de energia elétrica com altos índices de confiabilidade, continuidade e qualidade.
Para o cumprimento desse objetivo grandes investimentos têm sido realizados (pesquisas em tecnologia, metodologia, equipamentos etc.), evoluindo e intensificando as técnicas de ‘’Linha Viva’’ praticamente no mundo inteiro.
A manutenção em rede energizada torna-se hoje uma necessidade, pois, a tecnologia avança em grande velocidade, provocando o surgimento de clientes cada vez mais exigentes, obrigando o setor elétrico a se atualizar constantemente, quebrando paradigmas, mudando conceitos e normas de trabalhos.
2- HISTÓRICO DOS TRABALHOS COM LINHA VIVA EM 34.5kV.
Os trabalhos de manutenção com linhas e redes energizadas iniciaram-se na sua maioria sendo realizados a distância, e alguns mais difíceis, ao contato com uso de plataforma (restritos à tensão de 13,8 KV). Com o surgimento dos hidro elevadores, em tomo de 98% dos trabalhos em redes de distribuição passaram a ser realizados ao contato, permitindo que o eletricista se posicionasse com maior rapidez e facilidade, diminuindo o tempo gasto para a execução dos trabalhos, bem como, facilitando as mudanças