eletricidade
Introducção____________________________________________________________1
Tecnologia de informação: o processo eletrônico______________________________2
A tecnolojia de comunicação: o poder da imagem_____________________________10 Introdução
A intercomunicação serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as envolvem. Através da comunicação, as pessoas compartilham experiências, idéias e sentimentos. Ela é um produto utilitário da necessidade humana e segundo Juan Bordenave (1982) com o passar do tempo, além da necessidade oral e escrita, houve necessidade também de inventar meios mais práticos para transportar signos do que as pedras e pergaminhos.
Partindo deste ponto, com o crescimento da linguagem, desenvolveram-se também os meios de comunicação: tipográfica, e com a invenção dos meios eletrônicos, as tecnologias da comunicação, colaborando assim, para a transformação dos valores e do comportamento humano.
As tecnologias da comunicação já estão atualmente em todos os ramos das atividades humanas. "Do mesmo modo como outrora, com a revolução industrial, as máquinas mecânicas libertaram o homem do esforço físico, hoje, as máquinas passam a fazer parte do trabalho intelectual de cálculo, armazenamento de dados, etc. (RIPPER, BRAGA, MORAES. 1993, p. 410)”. A propagação das tecnologias da comunicação fazem parte da realidade contemporânea e, alteraram o processo de trabalho e as relações humanas.
Sabemos que a comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da coletividade. A sociedade e a comunicação são uma coisa só e não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação.
A comunicação mescla-se com a vida, pois ela é uma indispensabilidade básica do homem social. Os meios elaboram certas utilidades na vida das pessoas. A Televisão, por exemplo, cumpre uma função social de relaxante para o “stress” da vida de hoje. As novelas são matrizes de