Eletricidade
1. Resistores
Os resistores são caracterizados por uma grandeza física que mede a aposição, oferecida pelas partículas que os constituem, à passagem de corrente elétrica. Seja o resistor representado no trecho de circuito AB, onde se aplica uma ddp U entre seus extremos e se estabelece uma corrente de intensidade i.
A(———————/\/\/\/\/\/\———————(B ( i
Define-se como resistência elétrica R do resistor o quociente da ddp U entre seus terminais pela corrente i que o atravessa.
Observações:
De uma maneira em geral, a resistência elétrica R do resistor depende tanto da sua natureza e das suas dimensões como da sua temperatura. Portanto, em geral, a resistência de um resistor é uma grandeza variável. Os fios metálicos que fazem parte de um circuito elétrico também funcionam como resistores, ou seja, eles também oferecem uma certa resistência à passagem de corrente. Ocorre, porém, que normalmente sua resistência é muito pequena, quando comparada com a resistência dos demais resistores envolvidos no circuito, podendo ser considerada desprezível. Nesses casos, sua representação é uma linha contínua.
A (————————————————————( ( fio condutor (resistência desprezível) O resistor é um ente concreto e a resistência elétrica é um ente abstrato.
1.1. Primeira Lei de Ohm
Numa experiência, Georg Simon Ohm aplicou, sucessivamente, as tensões U1, U2, U3, ... , Un entre os terminais de um resistor e obteve, respectivamente, as correntes i1, i2, i3, ..., in. Observou-se que esses valores são relacionados da seguinte forma: U1 U2 U3 Un U — = — = — = ... = — = — = R = constante i1 i2 i3 in i
A intensidade da corrente elétrica que percorre um resistor