ELETRICIDADE E MAGNETISMO
É o ramo da matemática que trata das questões de forma, tamanho e posição relativa de figuras e com as propriedades do espaço. O matemático que trabalha no campo da geometria é chamado geômetra.
Assim como a matemática, a Geometria surgiu da necessidade econômica de contabilizar diversos tipos de objetos. A origem da geometria (do grego geo =terra + metria= medida, ou seja, "medir terra") está intimamente ligada à necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina.
A geometria também surgiu independentemente em várias outras culturas antigas como um conjunto de conhecimentos práticos sobre comprimento, área e volume.
1 – GEOMETRIA PLANA
A Geometria Plana está apoiada sobre alguns postulados, axiomas, definições e teoremas, sendo que essas definições e postulados são usados para demonstrar a validade de cada teorema que estrutura a construção de variadas formas planas.
Os estudos iniciais sobre Geometria Plana estão relacionados à Grécia Antiga, também pode ser denominada Geometria Euclidiana em homenagem a Euclides de Alexandria (360 A.C. - 295 A.C.), grande matemático educado na cidade de Atenas e frequentador da escola fundamentada nos princípios de Platão.
Os princípios que levaram à elaboração da Geometria Euclidiana eram baseados nos estudos do ponto, da reta e do plano. O ponto era considerado um elemento que não tinha definição plausível, a reta era definida como uma sequência infinita de pontos e o plano definido através da disposição de retas.
Já os polígonos são representações planas que possuem definições, propriedades e elementos.
1.1 – QUADRILÁTEROS:
Um quadrilátero é um polígono de quatro lados, cuja soma dos ângulos internos é 360°, e a soma dos ângulos externos, assim como qualquer outro polígono, é 360°.
Os quadriláteros apresentam os seguintes elementos:
Vértices
Lados
Diagonais
Ângulos internos e