Eletricidade e Instrumentação
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
DISCIPLINA: ELETRICIDADE E INSTRUMENTAÇÃO
PROFESSOR: ANDERSON SOARES DOS SANTOS
Angela Miorelli Ambrosi;Naubert Zanoni;Shana Janaina Minozzo
25/11/2013
Introdução
Sensores são dispositivos eletroeletrônicos que tem a propriedade de transformar em sinal elétrico uma grandeza física que está relacionada a uma ou mais propriedades do material de que é feito o sensor, podendo fornecer diretamente ou indiretamente um sinal indicador desta grandeza.
Quando operam diretamente, convertendo uma forma de energia neutra, são chamados transdutores. Os de operação indireta alteram suas propriedades, como a resistência, a capacitância ou a indutância, sob ação de uma grandeza, de forma mais ou menos proporcional.
O sinal de um sensor pode ser usado para detectar e corrigir desvios em sistemas de controle, e nos instrumentos de medição, que frequentemente estão associados aos sistemas de controle de malha aberta (não automáticos), orientando o usuário. Existem diversos tipos de sensores, destacando-se entre eles os fotodiodos (conversão elétrico/luminosa), os microfones (conversão elétrico/sonora) e os termistores (conversão elétrico/térmica).
Além destes sensores, pode-se acrescentar os micro interruptores mecânicos, térmicos e magnéticos, para a coleta de dados usando a placa de som de um PC (do inglês: personal computer).
1. Sensores piezoelétricos
1.1 História
A palavra “Piezo” vem do grego e significa pressão. Em 1880, Jacques e Pierre Curie descobriram que a pressão mecânica aplicada a um cristal de quartzo provoca o surgimento de um potencial elétrico. Chamaram o fenômeno de efeito piezoelétrico. Posteriormente descobriram que, aplicando um sinal elétrico ao cristal, o mesmo deformava-se (fenômeno denominado efeito reverso).
1.2 Definição
Um sensor piezoelétrico é um dispositivo que mede a pressão ou tensão utilizando a