Eletricidade e Eletronica
Etapa 1 – Passo 1 – Resumo:
Átomo
Átomo é uma partícula constituída por elétrons (carga negativa), prótons (carga positiva) e nêutrons (sem carga). Um átomo é considerado neutro quando possui a mesma quantidade de elétrons e prótons.
Divisão
Um átomo é dividido em núcleo e elétrons. No núcleo encontram se os prótons e os nêutrons e a sua volta ficam os elétrons distribuídos em orbitas. Cada orbita suporta uma quantidade máxima de elétrons definida pela fórmula: 2n2. Onde n é o número da camada. Na primeira camada há até dois elétrons, na segunda até oito elétrons e assim por diante.
A única exceção a essa regra é o átomo de hidrogênio, que é o mais simples de todos, composto por apenas por um próton e um elétron. Não tendo assim carga neutra.
Campo Elétrico
Uma carga elétrica exerce uma força elétrica sobre outra, determinada pela distância entre as cargas. Essa força é similar à força gravitacional realizada por uma massa sobre outra.
Toda carga gera um campo elétrico no espaço a sua volta. Quando uma carga eletrizada é deslocada para esse campo, fica sujeita a uma força de atração ou repulsão.
Atração e Repulsão
Cargas com sinais iguais se repelem e cargas com sinais opostos se atraem.
A força de atração ou repulsão é determinada pela Lei de Coulomb:
Onde: F é a força entre as cargas em newtons, k é uma constante que depende do meio onde as cargas se encontram, Q1 e Q2 são os valores das cargas e d é a distância entre as cargas em metros.
Em um átomo há uma repulsão entre os elétrons e atração entre o núcleo e os elétrons. Quanto maior a distância entre um elétron e o núcleo, menor é a força de atração. Quanto menor a força de atração, mais fácil que um elétron seja removido e atraído para outro átomo.
Corrente
Quando um átomo perde elétrons, se torna um íon positivo e os elétrons perdidos de tornam livres. Elétrons livres são capazes de se moverem entre os íons positivos. Enquanto se movimentam, os