Eletricidade geral
Sempre que uma corrente elétrica percorre um condutor, um campo magnético é gerado ao redor do mesmo. Os princípios do magnetismo são uma parte importante da eletricidade, pois além dos motores elétricos, eletroímãs são utilizados em vários componentes elétricos.
Um Motor Elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização da energia elétrica (baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando).
Os tipos mais comuns são: Motores de CC, Motor Universal (CC ou CA), Motor CA (Síncrono ou Assíncrono).
Os motores são construídos de acordo com a rede. Os motores monofásicos possuem apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação é feita por uma única fase. São empregados para cargas de pequena potência, como ventiladores, geladeiras etc.
Já o motor trifásico apesar de funcionar sob o mesmo princípio do motor monofásico, sua alimentação é feita por três sistemas monofásicos, defasados 120°. São os mais utilizados na indústria em geral, devido à aplicação em cargas de grande potência. São exemplos motores de bombas, britadores e correias transportadoras.
O motor é composto basicamente por:
Estator: Carcaça (estrutura do conjunto), Núcleo de chapas (chapas de aço magnético), Enrolamento (conjunto de bobinas).
Rotor: Eixo (transmite potência mecânica desenvolvida pelo motor), Núcleo de chapas (chapas de aço do rotor), Barras e anéis de curto-circuito (são de alumínio).
Princípio de Funcionamento.
Quando dois imãs são aproximados, o fluxo magnético em torno destes irá causar uma interação entre os mesmos. Se os imãs forem aproximados com os pólos contrários, os imãs irão se atrair e se forem com pólos iguais irão se repelir.
Uma bobina com fio condutor, percorrida por uma corrente elétrica age como um imã. Os laços individuais da bobina agem como pequenos imãs. Os campos individuais se somam formando um campo