Eletricidade energia do futuro
O artigo em questão trata-se de uma noticia do Jornal do Comércio de 31/08/2009 que pode ser encontrada no link: http://jcrs.uol.com.br/jc/site/noticia.php?codn=6902, e fala sobre veículos de carga que estam sendo produzidos no pais e sua fonte de combustível é a eletricidade, o modelo do caminhão é um Daily 55C, produzido pelas empresas Itaipu Binacional e Iveco.
O veiculo considerado ecologicamente correto não apresenta emissão de CO2, possui uma autonomia de 100 quilômetros, é ideal para transporte de cargas e de equipes de trabalho e tem capacidade para 6 passageiros mais o motorista. Apresenta ser ótimo para guiar na cidade, pois sua velocidade máxima é de 70 quilômetros por hora (carregado) a 85 quilômetros por hora (carregado).
Outro fato que contribui para a popularização em grandes cidades é a tecnologia Kers que ele possui, as freadas geram calor que são convertidas em energia elétrica que passa para as baterias, acumulando a carga elétrica disponível.
A baterias pesam 450 quilos e demoram 8 horas para serem recarregadas não apresentando efeito de memória, podem ser carregadas 1 mil vezes e o equipamento é reciclado.
A unidade de Itaipu tem capacidade de produzir 100 veículos ao mês.
O veiculo ainda não foi comercializado, mas é uma questão de tempo até os veículos começarem a ser vendidos, pois já existem empresas interessadas tanto aqui no Brasil quanto na Argentina, das mais diversas áreas, como distribuição e alimentos, bebidas, ramo de logística....
O gerente da empresa afirma que um fator importante para a expansão de veículos elétricos no Brasil é a tributação, se tratando-se de carros com menor impacto ambiental deveria ser menor o valor do IPVA. Em comparação com o modelo a disel o elétrico também sai na frente apresentando uma maior economia.
O preço do veiculo ainda não foi estipulado, mas o presidente da Iveco Latina