eletricidade basica
FUNDAÇÃO TÉCNICA- EDUCACIONAL SOUZA MARQUES
LABORATÓRIO DE ENERGIA.
TITULO DA EXPERIÊNCIA
Energização de Lâmpada
TURMA
E332M/E332C
DATA DA ENTREGA
07/03/2013
GRUPO
A
ALUNOS:
1 – Sabrina Campos.
2- Igor Fernando.
GRAU
1. Objetivo
Apresentar métodos e procedimentos para a energização correta de lâmpadas, visando à segurança na instalação e na utilização do mesmo.
.
2. Teoria Em princípio, qualquer instalação elétrica é feira de acordo com o esquema apresentado na figura abaixo. O fio de fase, saindo de uma caixa disjuntora, vai até o interruptor, partindo dai para a lâmpada, uma seção anterior se liga com uma das pontas da tomada, o neutro por sua vez é ligado diretamente na lâmpada, saindo uma seção para alcançar a outra ponta da tomada. A figura abaixo tem a finalidade exclusiva de mostrar que o fio a ser interrompido no interruptor será sempre o fase, e também que a secção do positivo para a tomada é feita antes do fio faze seguir para a lâmpada, muito cuidado com este detalha, pois se o processo for invertido, a tomada somente funcionaria quando a lâmpada estiver acesa.
Normalmente, a instalação elétrica e feita antes mesmo de ser colocado o medidor de luz, não oferecendo nenhum risco, porém, se houver necessidade de alguma ligação já com o sistema funcionando, será necessário saber determinar sem erro qual é o fio fase e o neutro. Usando uma lâmpada de teste, com fios isolados, ligue uma das pontas no fio a testar, encoste a outra ponta na parede ou em um cano de ferro, se for o fio neutro a lâmpada não acendera, se for o fio fase a lâmpada acenderá, ao realizar este procedimento, um cuidado deve ser tomado, segurando a lâmpada de testes somente nas partes isoladas. A instalação elétrica começa com a colocação dos eletrodutos que podem ser rígidos ou flexíveis, atualmente há preferência pelo eletroduto de plástico