eletrica
TAEKWONDO
Como poderemos traduzir TAEKWONDO para o português, sendo uma palavra de outro idioma, sem perder nada de seu significado original? Sem dúvida é uma tarefa difícil. Tradicionalmente, sempre teve-se como célebre tradução a seguinte frase: o caminho dos pés e das mãos.
Com o passar dos anos e com certa experiência, pude formular críticas a vários pontos presentes no Taekwondo aqui ensinado. Uma delas foi a respeito do significado desta Arte Marcial.
Esta frase não tem significado completo. Devemos saber para onde ir, e não apenas fazer por fazer. Concluo então, que o caminho desta Arte Marcial leva-nos ao equilíbrio tão almejado entre corpo e mente. Este objetivo não se limita apenas ao
Taekwondo, mas também é visado na prática de outras Artes Marciais.
Uma vez definido (pelo menos uma tentativa melhorada), podemos orientar e direcionar melhor nosso trabalho durante as aulas.
Com isso, o treinamento do Taekwondo requer desenvolvimento físico e mental. Sem uma dessas partes não teremos o verdadeiro Taekwondoista.
Não me interessa um aluno ser campeão mundial, mas sendo mal aluno escolar, ou que viva com empecilhos pessoais ou sociais. Ao mesmo tempo que é incompleto aquele que apenas entendeu a teoria, mas que não consegue colocá-la na prática.
“O caminho dos pés e das mãos em busca do equilíbrio entre corpo e mente em busca da perfeição.” (Kun Mo Bang). Vamos viver juntos esta caminhada em busca da perfeição humana.
A ORIGEM DO TAEKWONDO
“Os primórdios das artes marciais podem traçar o passado da história do homem.
Antes do início das primeiras civilizações, os seres humanos tiveram que aprender a usar suas mãos e pernas em defesa da própria sobrevivência.” (Flávio S. Joo Bang)
Pode-se dizer que há mais de 3 milênios o povo coreano começava a praticar artes marciais. Ching Heung, o vigésimo quarto rei da Dinastia Silla, teria sido o primeiro monarca a treinar seu corpo de