Eletrica
RELATÓRIO CONTADOR DE 6 BITS PROGRAMÁVEL
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto de Circuitos Integrados Digitais, ministrada pelos professores Márlio Bonfim e Oscar Gouveia.
Alunos: Felipe Escobar Pires Marcelo Baggio
Curitiba – 2010 1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo mostrar os passos para o projeto de um contador binário de 6 bits programável de contagem progressiva acionado pela borda negativa do pulso de clock. Relatando o funcionamento teórico do mesmo, assim como simulações para verificar o desempenho do circuito e de suas partes individualmente.Além disso, o relatório contém o layout do esquemático para a implementação deste projeto fisicamente. O contador tem por objetivo contar pulsos de clock a fim de chegar à contagem desejada. Para isso, são usados 6 flipflops tipo “T”, onde cada um divide a frequência de oscilação na entrada por 2. Desta forma, uma sequência binária de '0101' na entrada T do flipflop faz surgir na saída '00 11', ou seja, quatro transições na entrada resumemse em duas transições na saída, porém com o dobro de duração dos pulsos. Assim sendo, o contador é capaz de contar de zero até 2n1, onde ‘n’ é o número de bits do contador. Neste caso, n = 6, então a contagem se faz de “000 000” (zero) até “111 111” (63). Para o contador ser programável, é necessário que a contagem se reinicie quando chegar no número desejado pelo usuário. Por exemplo, se é desejado contar até 3, o circuito fará a contagem: ‘000 000’, ‘000 001’, ‘000 0010’ e assim que for pra ‘000 011’, a contagem é reiniciada para zero (000 000). O circuito contador completo pode ser visto na figura abaixo.
2
PRINCÍPIOS E FUNCIONAMENTO
2.1FlipFlop tipo T
Como pode ser visto na figura do circuito (figura 1), há uma linha de flipflops tipo ‘T’, que são responsáveis pela contagem como já explicado anteriormente. A entrada do