Eletrica
Analisaremos a introdução de indutores e capacitores em circuitos eletricos, são elementos que armazenam energia, podendo a mesma ser recuperada posteriormente.
Definição de Capacitores:
Os capacitores são constituidos de duas condutoras (folhas de aluminio) separadas por um dielétrico (cerâmica, papel ou mica), armazenando energia em seu campo eletrico, é utilizado em equipamentos eletronicos, computadores, equipamentos de potencia, pen drive, etc..
Conceito de capacitores
Capacitores – ou condensadores – são dispositivos elétricos responsáveis por armazenar energia. Os Capacitores diferem das pilhas ou baterias, por poderem descarregar rapidamente a sua carga. A pilha ou a bateria demoram alguns minutos para se descarregarem. Nas pilhas ou baterias, ocorre a produção de elétrons em um dos seus pólos e a absorção em outro. Nos Capacitores existem duas placas metálicas que armazenam cargas opostas e separadas por um material isolante, como o vidro, o papel ou a parafina, o que é chamado de dielétrico.
Aplicações dos Capacitores
Devido à característica dos Capacitores de se descarregarem rapidamente, eles são utilizados em equipamentos que necessitam de uma grande quantidade de energia instantaneamente. Os flashes das máquinas fotográficas ou a imagem das televisões são exemplos de mecanismos que necessitam de uma grande quantidade de energia rapidamente. Portanto, nestes equipamentos são empregados os Capacitores.
Outra aplicação dos Capacitores é para corrigir as ondulações de uma corrente elétrica. Neste caso o capacitor uniformiza a corrente elétrica absorvendo o excesso de energia durante os picos e suprindo quando ocorrem as quedas. Se associados a indutores, os Capacitores formam osciladores, muito empregados para o funcionamento de relógios de quartzo e transmissores de rádio AM.
Indutores
Um indutor é um dispositivo elétrico passivo que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de