Eletrecidade basica
Prof. Alexandre Casacurta
Constituição da Matéria Tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço pode ser definido como sendo matéria. Toda matéria é formada por pequenas partículas, designadas moléculas. Segundo a teoria atômica de Dalton podemos definir que: 1- A matéria é constituída de pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis, denominadas de átomos. 2- Elemento químico é composto de um conjunto de átomos com as mesmas massas e tamanhos. 3- Elementos químicos diferentes indicam átomos com massas, tamanhos e propriedades diferentes. 4- Substâncias diferentes são resultantes da combinação de átomos de elementos diversos. 5- A origem de novas substâncias está relacionada ao rearranjo dos átomos, uma vez que eles não são criados e nem destruídos. Podemos então dizer que molécula é a menor parte da matéria que ainda conserva suas propriedades. Por sua vez, as moléculas são compostas de partículas ainda menores, chamadas átomos.
Partículas do Átomo
Elétron (e) : em 1897, Joseph John Thomson conseguiu demonstrar que o átomo não é indivisível, utilizando uma aparelhagem denominada tubo de raios catódicos. Dentro do tubo de vidro havia, além de uma pequena quantidade de gás, dois eletrodos ligados a uma fonte elétrica externa. Quando o circuito era ligado, aparecia um feixe de raios provenientes do cátodo (eletrodo negativo), que se dirigia para o ânodo (eletrodo positivo). Esses raios eram desviados na direção do pólo positivo de um campo elétrico. Com base nesse experimento, Thomson concluiu que: Eletricidade Aplicada 2
a) os raios eram partículas (corpúsculos) menores que os átomos; b) os raios apresentavam carga elétrica negativa. Essas particulas foram denominadas elétrons (e). Thomson propôs então um novo modelo, denominado pudim de passas. "O átomo é maciço e constituído por um fluído com carga elétrica positiva, no qual estão dispersos os elétrons." Como um todo, o átomo seria eletricamente neutro. Próton (p)