Eletrecidade aplicada
Escola de Engenharia de Lorena
Colégio Técnico de Lorena - “Prof. Nelson Pesciotta” COTEL
Aluno: Luiz Felipe Sardinha de Oliveira
Escola: Colégio Técnico de Lorena
Professor Supervisor da Secretária da Educação: Mateus Afonso Gomes
Coordenador (USP) do Projeto: Fernando Vernilli
Título do Projeto: Análise de Resíduos Siderúrgicos
Unidade da USP: Escola de Engenharia de Lorena – EEL – Campus II
Laboratório/Grupo de Pesquisa: Laboratório de Análises Fluorescentes
Duração da bolsa em meses: 12 meses
1. Resumo do Projeto:
O projeto envolve a análise de resíduos siderúrgicos a fim de encontrar meios, pelos quais os mesmos poderiam ser reutilizados visando benefícios ambientais, pois o seu descarte inadequado pode causar sérios danos aos ecossistemas.
2. Atividades Desenvolvidas e Resultados obtidos:
Durante os primeiros meses após a iniciação do projeto o objetivo era aprender a manusear o aparelho, responsável pela análise dos resíduos. Foram feitos vários testes com inúmeras amostras, para que a utilização do instrumento durante as pesquisas fosse eficaz. No decorrer do treinamento vários imprevistos ocorreram, como por exemplo, o deslocamento do aparelho para o outro campus da Universidade, a troca do mesmo por um novo aparelho mais moderno e eficiente, além do início das obras de reforma no laboratório onde as pesquisas seriam executadas.
Aparelho responsável pela análise dos resíduos
Infelizmente por motivos consideráveis, o projeto interrompeu-se, mas para que a Iniciação Científica não fosse prejudicada, um novo cronograma de estudo e práticas foi proposto. Esta segunda etapa envolvia a técnica para fabricação de peças utilizando-se de alumina, cuja finalidade é o seu uso em alguns processos em que determinada substância deve ser exposta a altas temperaturas, as quais apenas este material pode suportar.
3.1. Fabricação das peças de alumina:
O processo é constituído das seguintes