Eletr nica Industrial Apostila Aula01
2825 palavras
12 páginas
Página |4Introdução – Eletrônica Industrial
→ Definição
A eletrônica industrial trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis altos de potência aplicados à indústria. Essa conversão é normalmente de AC para
DC ou vice-versa, enquanto os parâmetros controlados são tensão, corrente e frequência.
Portanto, a eletrônica industrial pode ser considerada uma tecnologia interdisciplinar que envolve três campos básicos: a potência, a eletrônica e o controle.
→ Chaves semicondutoras de potência
As chaves semicondutoras de potência são os elementos mais importantes em circuitos de eletrônica de potência. Os principais tipos de dispositivos semicondutores usados como chaves em circuitos de eletrônica de potência são:
Diodos;
Retificadores de Silício Controlados (SCRs);
Transistores Bipolares de Junção (TBJs);
Transistores de Efeito de Campo (MOSFETs);
DIACs e TRIACs;
Transistores Bipolares de Porta Isolada (IGBTs);
→ Circuitos comuns em eletrônica de potência
Os circuitos de eletrônica de potência (ou conversores, como são usualmente chamados) podem ser divididos nas seguintes categorias:
1. Retificadores não controlados (AC para DC) – converte uma tensão monofásica ou trifásica em uma tensão DC e são usados diodos como elementos de retificação.
2. Retificadores controlados (AC para DC) – convertem uma tensão monofásica ou trifásica em uma tensão variável e são usados SCRs como elementos de retificação. 3. Choppers DC (DC para DC) – convertem uma tensão DC fixa em tensões DC variáveis. 4. Inversores (DC para AC) – convertem uma tensão DC fixa em uma tensão monofásica ou trifásica AC, fixa ou variável, e com frequências também fixas ou variáveis.
5. Conversores cíclicos (AC para AC) – converte uma tensão e frequência AC fixa em uma tensão e frequência AC variável.
6. Chaves estáticas (AC ou DC) – o dispositivo de potência (SCR ou
TRIAC) pode ser operado como