ELET 3 LAB EXP 1 AMPLIF TBJ CASCATA 2013 1
1448 palavras
6 páginas
GELE-7172 - ELETRÔNICA IIILABORATÓRIO
Titulo Experiência:
Data Realização:
Data Entrega:
/
/
2013-1
Projeto Amplificador a Transistor Bipolar em Montagem
Emissor-Comum (2 estágios)
/ 13
/ 13
Entrega será 2 semanas após Realização.
Professor: Luciano Mendes Camillo
Turma
Nomes
No.
GELE-7172 - ELETRÔNICA III
LABORATÓRIO
2013-1
1 Objetivo
i) Utilização do conceito de Reta de Carga para definição do ponto quiescente Q em um amplificador a transistor bipolar. ii) Projeto de um estágio amplificador em montagem Emissor-Comum, com melhor estabilidade do ponto quiescente através da polarização de emissor. iii) Calculo do ganho total de um amplificador em modo EC com 2 estágios.
2. Introdução Teórica
Amplificador em Montagem Emissor Comum (EC)
Considere o amplificador em montagem Emissor-Comum com polarização de emissor indicado na Figura
1a (saída em aberto) e Figura 1b (cm carga RL). A presença do resistor RE melhora a estabilidade o ponto quiescente (ou ponto de repouso) face às variações de temperatura e dos parâmetros do transistor, como, por exemplo, β e ICBO .
Em circuitos de polarização simples, tais variações afetam a corrente de coletor, e diretamente, o ponto quiescente estabelecido por projeto. A polarização de emissor, através de realimentação negativa na tensão base-emissor VBE, minimiza os efeitos das variações na corrente de coletor. Se, por exemplo, há um acréscimo de IC, a queda em RE aumenta, diminuindo VBE, uma vez que VB permanece praticamente constante, imposto por VDD, RB1 e RB2. A corrente de base IB então diminui, ocorrendo o mesmo com IC, estabilizando o ponto quiescente, em primeira aproximação. Realimentação negativa é um dos conceitos mais importantes e utilizados em eletrônica e será formalmente estudada no curso de teoria.
O ganho de tensão para pequenos sinais do amplificador em montagem Emissor Comum com polarização de emissor; é dado, aproximadamente, por
onde β corresponde ao ganho de corrente do transistor para pequenos