Elementos Visuais Básicos
O ponto ocupa no espaço uma posição. Não tem geometricamente dimensão, área ou superfície é simplesmente invisível. Sendo o elemento visual mais simples é necessário graficamente torná-lo visível. Resulta por exemplo do primeiro contacto do lápis com o papel.
Linha
Um ponto em movimento gera uma linha. Assim uma linha é constituída por um conjunto de pontos.
O comprimento é a única medida que uma linha pode ter e a sua representação no espaço é infinita
A linha é um elemento gráfico de desenho muito importante, com ela definem-se as formas e podemos exprimir a nossa imaginação e criatividade.
Forma
A forma é o contorno de uma determinada figura ou objeto. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo.
Tom
Tom é uma medida de claro e escuro, é o que caracteriza a “força” de uma cor. Enquanto os outros dois componentes da cor, matiz e intensidade, referem-se à natureza da luz refletida pelo objeto, o tom define o quanto de luz chega realmente aos nossos olhos.
Direção
“Todas as formas básicas expressam três direções visuais básicas e significativas: o quadrado, a horizontal e a vertical (fig. 3.18); o triângulo, a diagonal (fig. 3.19); o círculo, a curva (fig. 3.20).
Cada uma das direções visuais tem um forte significado associativo e é um valioso instrumento para a criação de mensagens visuais” Dondis
Uma direção pode ser definida por duas retas paralelas. Quando nos referimos à horizontalidade ou verticalidade de um objecto, estamos a referir-nos, exactamente, à sua direcção. Fala-se, assim, da direcção vertical e da direcção horizontal. Módulo, direção e sentido são elementos que definem grandezas vetoriais.
(Tirada do livro, cujo autor é Dondis)
Textura
A superfície de uma forma é caracterizada pela textura, Através da visão ou do tacto, percebemos se uma superfície é quente ou fria, áspera ou macia. Há texturas naturais e texturas criadas pelo homem, A