Elementos Visuais Básicos da comunicação
3º Semestre – Jornalismo Universidade Norte PR
Imagens: do próprio texto disponibilizado
“Elementos básicos da comunicação Visual” – Estética na Comunicação
Tudo o que é produzido e composto de elementos básicos visuais, que não podem se misturar com os materiais que são utilizados, como por exemplo, a argila para se modelar, a guache para se colorir ou o vídeo para exibir imagens com texto e áudio em formato cinematográfico. Faz parte dessa lista básica de elementos o ponto, a forma, a linha, direção, tom, cor, textura, dimensão, escala e movimento, considerados como princípios ou matéria-prima para se resultar em um excelente resultado visual. Abaixo, alguns exemplos dessa lista básica de elementos visuais e seus significados, quando utilizados:
A utilização do Ponto em suas mais variadas formas de utilização:
O ponto atrai a atenção de quem está visualizando a figura / objeto demonstrado. Percebemos nas figuras abaixo que, mesmo tendo formas geométricas dispostas na imagem, os pontos são os destaques da mesma, atraindo nossos olhos e atenção:
Quando os pontos aparecem mais do que uma vez, servem para medir espaço, como por exemplo, a utilização do compasso, que liga um ponto ao outro.
Os pontos apresentados muito próximos um do outro, pode provocar a ilusão de formação de imagem ou cor, como no exemplo abaixo, que podemos ver, após a junção de vários pontos muito próximos, temos a imagem de um rosto.
Um dos investigadores das possibilidades de se utilizar os pontos como elementos básicos visuais foi o pintor francês, pioneiro do movimento pontilhista ou divisionismo, Georges-Pierre Seurat (1859-1891 – imagem abaixo à direita). Seus estudos deram origem ao neoimpressionismo, que antecedeu o que vemos hoje na televisão e a imagem digital, uma vez que ele estudou e investigou como utilizar os pontos para se transformar, em meio tom, a quadricromia, que emprega uma técnica de impressão utilizando-se de 4 cores básicas para se