Elementos Técnicos e Formais da Pintura Renascentista
Nos elementos técnicos pode-se incluir:
A perspectiva rigorosa e científica, que permite um tratamento real do espaço e da luz; arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os princípios da matemática e da geometria.
O Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, formando um jogo de contrastes que reforçam a sugestão de volume dos corpos. * Realismo: os artistas do Renascimento não veem mais o homem como simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
* pintura a óleo, que apareceu em Itália em meados do século XV, devido às trocas comerciais a partir de Veneza com a Flandres. Substituiu-se, gradualmente, as técnicas da têmpera e do fresco para a pintura a óleo que ao possuir maior tempo de secagem, permitiu a elaboração de modelados e velaturas;
* a utilização de novos pigmentos aglutinantes (como o óleo) que possibilitava novas associações e graduações da cor;
* novos suportes como a tela e o cavalete que facilitaram a difusão das correntes estéticas uma vez que permitiram uma circulação mais fácil das obras.
* Tanto a pintura como a escultura que antes apareciam quase que exclusivamente como detalhes de obras arquitetônicas, tornam-se manifestações independentes.
* Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.
Elementos formais
Nos elementos formais inclui-se: * inclusão nas obras de cenários arquitetônicos; * grande naturalidade e realismo anatômicos.
Técnicas: A técnica do Afresco é a carbonatação da cal do estucato, que ao secar, transforma-se em uma superfície compacta, fixando a cor. Para isso é