Elementos Quimicos
Os metais são considerados os mais numerosos em nossa tabela periódica, representando cerca de 2/3 dessa. Ao todo correspondem a 87 elementos, podendo ser subdivididos em grupos.
Em temperatura ambiente eles podem ser classificados como sólidos, com exceção do Mercúrio, que tem sua forma liquida.
Os metais são excelentes condutores de eletricidade, de calor, e também são bastante maleáveis, ou seja, podem ser facilmente moldados. Além disso, possuem também um brilho metálico que é característico deles.
Os elementos encontrados na família 1A e 2A são denominados respectivamente de alcalinos e alcalino terrosos, no caso esses elementos são: Lítio, Potássio, Sódio, Rubídio, Césio, Frâncio, Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário e Radio.
Os metais alcalinos receberam esse nome devido a forma como reagem com a água, onde essa reação vai dar origem aos hidróxidos, que são substâncias alcalinas ou básicas, ao liberar o hidrogênio. As principais características dos metais alcalinos são: moles, eletropositivos, muitos reativos, e possuem baixa densidade.
Já os metais alcalino terrosos possuem baixa densidade, possuem coloração, e são moles. Todos esses elementos são sólidos. Não reagem com água tão facilmente como os alcalinos, mas também possuem a capacidade de formar hidróxidos fortemente básicos.
Ainda podemos subdividir os demais metais encontrados na tabela periódica em:
- Metais representativos, e compreendem 19 elementos pertencentes à coluna A;
- Metais de transição, e compreendem 32 elementos, dispostos nas colunas 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 1B, 2B; podemos perceber então que os metais de transição compreendem as colunas B;
- Metais de transição interna, e compreendem 26 elementos que se localizam na região denominada de lantanídeos e actinídeos; localizados na parte inferior da tabela periódica;
Existem ainda 10 metais que não se encaixam em nenhum dessas subdivisões.
Outro grupo bastante conhecido na tabela