ELEMENTOS PARA A CONSTRU O TEXTUAL
Para a construção textual é necessário utilizar-se de alguns elementos que dá ao conteúdo um sentido, pois o texto não é um amontoado de palavras sem sentido. Um texto bem construído e, naturalmente, bem interpretado, vai apresentar aquilo que Beaugrande e Dressier chamam de textualidade, conjunto de características que fazem de um texto, e não uma sequencia de frases. Esses autores apontam sete aspectos que são responsáveis pela textualidade de um texto bem construído:
1. FATORES LINGUISTICOS
1. Coesão
A coesão é a manifestação linguística da coerência; advém da maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual. Responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.
2. Coerência
A coerência resulta da configuração que assumem os conceitos e relações subjacentes à superfície textual. É responsável pelo sentido do texto. Envolve não só aspectos lógicos e semânticos, mas também cognitivos.
3. Intertextualidade
Concerne aos fatores que tornam a interpretação de um texto dependente da interpretação de outros.
2. FATORES EXTRALINGUISTICO
1. Intencionalidade
Refere-se ao esforço do produtor do texto em construir uma comunicação eficaz capaz de satisfazer os objetivos de ambos os interlocutores. Quer dizer, o texto produzido deverá ser compatível com as intensões comunicativas de quem o produz.
2. Aceitabilidade
O texto produzido também deverá ser compatível com a expectativa do receptor em colocar-se diante de um texto coerente, coeso, útil e relevante.
3. Informatividade É a medida na qual as ocorrências de um texto são esperadas ou não, conhecidas ou não, pelo receptor.
4. situacionalidade
É a adequação do texto a uma situação comunicativa, ao contexto. Note-se que a situação orienta o sentido do discurso, tanto na sua produção como na sua interpretação.