Elementos Lamas
De acordo com José Lamas, há onze elementos morfológicos que configuram e estruturam a forma urbana. Dentre eles estão:
Solo/ pavimento – é onde se assenta o traçado e as ruas, a partir do solo e de sua topografia que se constrói e desenha uma cidade. O pavimento tem grande importância, é frágil e está sujeito a inúmeras mudanças, é o objeto de disputa entre pedestres e veículos.
Na área estudada, podemos perceber que a pavimentação das calçadas muda de acordo com cada residência, algumas com gramados e uso de arvores e vegetação, já outras apenas de pedras e cimento. Já nas ruas, a manta asfáltica cobre todo o perímetro da pista de rolamento, apenas em um cruzamento há uma valeta com paralelepípedos. Algumas áreas do percurso podem perceber buracos e imperfeiçoes na pista.
Os edifícios – os edifícios determinam a forma urbana e podem se organizar de diferentes formas, de acordo com sua função e forma.
Pudemos perceber que na nossa área há vários tipos e formas de edificações. Algumas mais simples outras mais imponentes. A maioria dos edifícios estão localizadas na área central do lote, e algumas contam com edículas que conferem uma área de lazer para o morador. A maioria das residências são térreas, com apenas nove casas de dois pavimentos. A área conta também com um pequeno edifício vertical de quatro andares.
Traçado: o traçado é o que delimita os quarteirões e o formato que eles terão.
No caso da nossa área, o traçado é regular e retangular, contando com ruas paralelas e perpendiculares.
Fachada: as fachadas dividem os espaços públicos dos espaços privados.
Na nossa área há muita presença de grades nas fachadas das casas, que mesmo ao separar o espaço publico do privado, não “tampa” a visão para o interior da residência. Muitas casas desse bairro têm recuos na parte frontal da