Elementos Finitos
O que são elementos finitos?
São elementos utilizados do próprio modelo 3D de um projeto para se realizar estudos de resistência e simulações do mais variados tipos, visando garantir a resistência do produto ou construção a determinados esforços e solicitações.
Método dos Elementos Finitos
O método dos Elementos Finitos, também conhecido pelas siglas FEM teve início nos anos 40 e desde lá foi bastante aprimorado com o surgimento do poder computacional. Este método é utilizado principalmente na Engenharia Mecânica, em cálculos de esforços em geometrias conhecidas, e consiste no método numérico para resolver equações diferenciais parciais. Utilizado para prever se determinado produto funcionará corretamente, analisando suas propriedades como: ductilidade, elasticidade, tenacidade, densidade entre outros.
Como Funciona
Esse método, consiste em “quebrar” um objeto real em centenas de elementos finitos (pequenos cubos), as equações matemáticas prevêem o comportamento de cada elemento, assim o computador soma todos os comportamentos individuais para prever o comportamento de todo o objeto em questão. Prevendo seu stress mecânico, a sua vibração, fadiga, transferência de calor, comportamento eletrostático e eletromagnético e etc. Obtendo um resultado aproximado pois utiliza um número finito de elementos, através de uma malha aproximada da geometria da peça.
Elementos Finitos no Dimensionamento de Barragens
O dimensionamento de barragens tem-se constituído numa área específica dentro da Engenharia Estrutural, por sua complexidade e diversidade dos fenômenos. Assim os elementos finitos são fundamentais para lidar com isso. Sendo de fácil aplicação e tratando uma grande gama de fenômenos físicos, ele permite uma solução extremamente aproximada com uma grande velocidade.
Softwares de apoio para elementos finitos
Há uma grande complexidade associada ao desenvolvimento de softwares de apoio, pois esses programas necessitam uma interface gráfica