Elementos finais de controle
CURSO TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUTRIAL
ELEMENTOS FINAIS DE CONTROLE
2013
SUMÁRIO
Compressores 03
Classificação Quanto a Aplicação 04
Classificação Quanto ao Princípio de Concepção 06
Referências Bibliográficas 10
Compressores
Dá-se o nome de compressor à máquina que tem por finalidade principal aumentar a pressão de um fluido compressível (gás ou vapor) acima da pressão atmosférica até atingir a pressão necessária para uso industrial.
Nas indústrias, entre outras utilizações, o ar comprimido é empregado em máquinas e ferramenta pneumáticas, tais como: marteletes e perfuratrizes, pistolas de ar para pintura, limpeza com jato de ar, elevadores pneumáticos, bombeamento de água por elevação pneumática, instrumentação, etc.
Classificação Quanto a Aplicação
As características físicas de um compressor podem variar muito de acordo com atividade que ele desempenhará, classificados como:
Compressores de Ar para Serviços Ordinários
São fabricados em série, visando baixo custo inicial. Destinam - se normalmente a serviços de jateamento, limpeza, pintura, acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, etc.
Compressores de Ar para Sistemas Industriais
Destinam-se às centrais encarregadas do suprimento de ar em unidades industriais. Embora possam chegar a ser máquinas de grande porte e custo aquisitivo e operacional elevados, são oferecidos em padrões básicos pelos fabricantes. Isso é possível porque as condições de operação dessas máquinas costumam variar pouco de um sistema para outro, há exceção talvez da vazão.
Compressores de Gás ou de Processo
Podem ser requeridos para as mais variadas condições de operação, de modo que toda a sua sistemática de especificação, projeto, operação, manutenção, etc. Depende fundamentalmente da aplicação. Incluem - se nessa categoria certos sistemas de compressão de ar com