Elementos Finais de Controle
Válvulas, conexões e acessórios
Vicente C. Melo da Silva Junior
Introdução
Elemento final de controle é aquele destinado à variação dos parâmetros de processo que mantém a variável de controle dentro da faixa de valores especificados. Exemplos de Elementos Finais de
Controle
●
●
●
●
Resistências elétricas;
Bombas;
Motores;
Válvulas.
O conteúdo desta apresentação está focado em
Válvulas.
Válvula de Controle
Definição
A válvula é um dispositivo cuja finalidade é a de provocar uma obstrução na tubulação com o objetivo de permitir maior ou menor passagem de fluido por esta. É através de uma parte móvel que este dispositivo regula a passagem numa tubulação, sendo o seu principal objetivo o controle do fluxo.
Classificação das Válvulas por tipo de acionamento
●
●
●
Manual: A abertura e fechamento desta é efetuado manualmente; Auto-Reguladora: A operação de abertura e fechamento é efeutada através da energia do escoamento; Controle: A operação é efetuada por um agente externo em função da emissão de sinais característicos proveniente dos controladores.
Tipos de Válvulas de Controle
As válvulas são constituídas de dois conjuntos principais: o corpo e o atuador.
●
●
●
●
O corpo: onde o controle da vazão ocorre de fato e é constituído por;
Corpo propriamente dito;
Internos;
Castelo;
Flange inferior.
Corpo de Válvula
Nem todos os tipos de válvulas possuem obrigatoriamente o seu conjunto do corpo formado por todos os subcomponentes acima mencionados.
Em algum tipo de válvulas, corpo e castelo formam uma só peça denominada apenas corpo; em outros nem existe o flange inferior.
Sendo o conjunto do corpo, a parte da válvula que entra em contato direto com fluido, deve satisfazer os requisitos de pressão, temperatura e corrosão do fluido. Trata-se portanto de um vaso de pressão e como tal deve ser considerado.
Tipos de Corpos de Válvula
Os tipos de