Elementos Estruturais
A estrutura em uma construção tem como função prioritária garantir a forma espacial idealizada para a mesma assegurar sua integridade pelo período de tempo que for julgado necessário (vida útil).Por vida útil de projeto, entende-se o período de tempo o qual se mantêm as características das estruturas, de que atendidos os requisitos de uso e manutenção prescritos pelo projetista e pelo construtor, bem como de execução de reparos necessários decorrentes de danos acidentais.O conceito de vida útil aplica-se à estrutura como um todo ou às suas partes. Dessa forma, determinadas partes das estruturas podem merecer consideração especial com valor de vida útil diferente do todo.
DEFINIÇÕES
As estruturas, sistemas estruturais, devem ser entendidas como disposições racionais e adequadas de diversos elementos estruturais. Classificam-se como elementos estruturais os corpos sólidos deformáveis com capacidade de receber e de transmitir solicitações. Os elementos estruturais podem ser divididos em três categorias:
-Elemento estrutural linear;
-Elemento estrutural de superfície;
-Elemento estrutural de volume;
ESTRUTURAS LINEARES
Quando duas dimensões são da mesma ordem de grandeza e bem menores que a terceira dimensão, tem-se o elemento estrutural linear, denominado barra. As estruturas formadas por uma ou mais barras são denominadas de estruturas lineares. Entre elas destacam-se: vigas, pilares, treliças, arcos, pórticos, grelhas, etc.
VIGAS
São estruturas lineares, dispostas horizontalmente ou inclinadas, com um ou mais apoios.
PILARES São barras geralmente retas, com eixo quase sempre disposto verticalmente, em que os esforços predominantes são forças normais de compressão. Quando a seção transversal for circular (cheia ou vazada), os pilares recebem também a denominação de “colunas”.
TRELIÇAS
Formadas por barras, que podem ser de diversos materiais, articuladas nas