Elementos Estruturais
Um sistema estrutural é formado pelo conjunto de elementos estruturais: lajes, vigas, pilares e fundações.
1.1. Laje
As lajes podem ser maciças (com vigas), nervuradas (para vãos maiores), planas (sem vigas), ou painéis pré-fabricados. Podem estar apoiadas em vigas ou diretamente nos pilares.
1.2. Pilar
É uma estrutura reticular, que em um sistema estrutural são apoiados nas fundações.
1.3. Viga
Estrutura reticular, onde uma das dimensões é preponderante as outras. Podem estar apoiadas sobre os pilares ou em cima de outras vigas
.
1.4. Fundações
Fazem a transferência das ações vindas da superestrutura para o solo de apoio. Podem ser de vários tipos, sempre em função das características do solo. Os tipos mais comuns são os blocos sobre estacas, as sapatas de fundação direta, e os tubulões. Cada um desses tipos pode ainda ter vários arranjos, com diferentes formas e capacidades de carga. Estão apoiadas em estacas ou diretamente nos terrenos.
2. Impermeabilização
Os impermeabilizantes são usados em praticamente todas as partes da construção, como fundações, subsolos, área molhava lajes, piscinas, reservatórios, paredes de contenção. As soluções disponíveis no mercado são variadas. Os fabricantes estão presentes em todo o Brasil, e seus catálogos técnicos contêm dezenas de produtos para atender a diferentes necessidades na construção.
2.1. Impermeabilização Lajes de Coberturas
Lajes de cobertura, calhas, telhados são diretamente expostos à incidência de chuvas, sofrendo ainda com a ação do sol. Por esta razão, a impermeabilização destas áreas requer um produto que, além de estanque, acompanhe as movimentações da estrutura, decorrentes, inclusive, das variações de temperatura e ainda auxilie no conforto do ambiente, reduzindo as temperaturas internas. Falhas na impermeabilização em lajes de cobertura podem gerar:
Infiltração de água.
Corrosão das armaduras e comprometimento da estrutura.
Desplacamento de