elementos estruturais
1. Descrições dos Elementos
1.1 Vigas São estruturas lineares, em forma de barra, ou seja, tem dois de suas grandezas muito inferiores a sua terceira grandeza, com seu eixo reto ou curvo e equilibrado horizontalmente com um ou mais apoios (móvel ou fixo). Tem sua resistência à flexão e ao cisalhamento o que a permite resistir peso sobre seu corpo. São feitas desde madeira ou rochas (templos gregos), posteriormente em ferro fundido e atualmente em concreto (armado ou protendido), alumínio e aço.
1.2 Pilares São barras que geralmente são retas, com seu eixo na maioria das vezes esta na vertical. Os esforços solicitantes predominantes são de compressão vertical. Quando a seção for circular recebe o nome também de coluna. Podem ser feitas em concreto armado, em madeira e em aço.
1.3 Lajes É uma forma de estrutura laminar, isso é, tem seu corpo bem maior que suas outras duas dimensões. A lajes são placas litóides , ou seja, folha plana sujeita principalmente a esforços fora do seu plano e feito de materiais litóide. Podem ser maciças ou pré-moldadas
1.4 Tirantes Tirante é uma peça composta por um ou mais elementos resistentes à tração, montada segundo especificações do projeto. Estes elementos são introduzidos no terreno em perfuração previamente executada. Logo após é feita injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado à parede estrutural, pelo trecho não injetado do elemento resistente à tração e pela cabeça do tirante.
1.5 Arcos São barras curvas, onde as forças que dominam sobre ela são de compressão podendo haver simultaneamente momentos fletores. Inicialmente eram feitas de rocha, mas posteriormente passou a ser feita de madeira, e com a evolução das técnicas de construção, em aço e em concreto armado. 1.6 Blocos São elementos estruturais usados nas fundações das estruturas. São elementos que tem todas as suas três