Elementos essenciais e benéfico as plantas
Incluir e comentar o Clico do Nitrogênio, Fósforo e Enxofre
Os elementos considerados como essenciais para o desenvolvimento e crescimento das plantas, compõe um grupo de 17 elementos: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Enxofre (S), Boro (B), Cloro (Cl), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Níquel (Ni) e Zinco (Zn).
Já os Elementos Benéficos, são considerados como elementos minerais que estimulam o crescimento das plantas. Como: Sódio (Na), Silício (Si), Selênio (Se) e Cobalto (Co).
Nitrogênio
A função do N se dá pelo fato de o mesmo ser necessário para a síntese da clorofila estando envolvido no processo da fotossíntese. Sua deficiência ocasiona perda da habilidade da planta executar suas funções essenciais, portanto, o N é diretamente responsável pelo incremento do conteúdo de proteínas.
O nitrogênio é um componente que entra na composição de duas moléculas orgânicas de considerável importância para os seres viventes: as proteínas e os ácidos nucleicos.
Embora presente em grande concentração no ar atmosférico, essencialmente na combinação molecular N2, poucos são os organismos que o assimilam nessa forma. Apenas certas bactérias e algas cianofíceas podem retirá-lo do ar na forma de N2 e incorporá-lo às suas moléculas orgânicas.
Contudo, a maioria dos organismos não consegue reter e aproveitar o nitrogênio na forma molecular, obtendo esse nutriente na forma de íons amônio (NH4+), bem como íons nitrato (NO3-).
Algumas bactérias nitrificantes na superfície do solo realizam a conversão do nitrogênio, transformam a amônia em nitratos, disponibilizando esse elemento diretamente às plantas e indiretamente aos animais, através das relações tróficas: produtor e consumidor.
Outras bactérias também fixadoras de nitrogênio gasoso, ao invés de viverem livres no solo, vivem no interior dos nódulos